quarta-feira, 19 de maio de 2010

A mãe do Ian

Todo mundo tem mãe.

Tem mãe que é separada do pai e cria o filho sozinha; mãe que é separada e quem cria é o pai; mãe que mora em outra cidade e o filho é criado pela tia ou pela avó. Tem mãe que é brava, mãe que é legal e até mãe que de vez em quando a gente tem vontade de trocar por outra. Até a Marina tem mãe, só que a dela morreu. Tem também mãe que não tem filho, mas que cria o filho dos outros como se fosse seu e vira mãe de verdade. Todo mundo tem mãe porque todo filho nasce de uma barriga e a barriga só pode ser da mãe.

Todo mundo tem mãe, menos o Ian.


_ Por que você diz que o Ian não tem mãe, filho?

_ Porque ele não tem mesmo, mamãe. Foi ele quem disse!

_ Mas, filho, isso não pode ser. Como o Ian nasceu se não tem mãe?

_ Não sei, mas ele disse que não tem.

_ E por que ele diz isso?

_ Porque a mãe dele tem cabelo roxo.

_ Ah, então ele TEM mãe!

_ Tem, mas ele diz que não tem porque o cabelo dela é roxo.

_ Ah, filho, que injustiça! Não é porque ela tem o cabelo roxo, que deixa de ser mãe dele. Como o Ian é careta... Aliás, aposto até que o cabelo dela nem deve ser tãããão roxo assim. Deve ser um castanho escuro com reflexos acobreados e o Ian que é implicante.

_ Não é, mamãe. Você vai ver na reunião. Coitadinho do Ian...


Fui à reunião e, lá pelas tantas, entrou uma mulher de trinta e poucos anos e cabelos roxos. Roxo intenso. Longos fios cor de beterraba descendo até os ombros. Fiquei ali, olhando e pensando se ela sabia do efeito que aquilo provocava em um menino de oito anos.

Sei que a mãe do Ian não lê esse blog e respeito demais a individualidade humana para me meter num ninho de pulgas desses, mas se você, leitora, tem cabelos roxos ou de qualquer outra cor que não exista na natureza & um filho de oito anos, reconsidere.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tadinho do Ian :(

UrbAnna disse...

Vou lembrar sempre disso, pode apostar, e prometo não ter cabelo de cor estranha enquanto meu filho se preocupar com a opinião alheia... hahaha

Mas falando sério, tem uma moradora do meu prédio que eu sempre digo que eu morreria de vergonha de ser filha dela, e olha que eu já sou bem grandinha e bem resolvida...

Beijo

MH disse...

Ser mãe é pensar nos filhos antes de tingir o cabelo, comprar roupa decotada demais, jóias espalhafatosas, etc etc etc etc...
Pelo menos até a criança passar dos 20, 25 anos (if you're lucky)!

Mel Geve disse...

Que bom que você só faz reflexo. O Ian também comentou do fundo-para-terapia que a mãe dele faz para que ele consiga se recuperar do trauma antes de casar?

Diane Lorde disse...

Ainda bem que loiras mesmo sendo mães de japas tem um monte por aí...rs meu japakid esta salvo!srrs

Anônimo disse...

é triste...e engraçado (menos para o Ian)
Beijos
Val

Cláudia disse...

Isabela, quando era pequena, me perguntou porque eu era a UNICA MÃE que usava batom na escola dela.
Será isso similar ao cabelo roxo da mãe do Ian?
A gente nunca sabe quando agrada...
beijo

Carlos Kurare disse...

Ao ler seu texto pensei cá comigo...poderia ser pior!
... ela poderia ser a minha mãe! Medo!!!