terça-feira, 8 de abril de 2008

Percalços no cume, parte 4

Terça-feira, dois de abril, 10h30.

Trim, trim, triiiiiim.

_ Alô?
_ Dona Ana Téjo?
_ Sim...
_ Bom dia, eu sou o Dr. Cássio, otorrinolaringologista. Eu estou aqui, atendendo seu filho, o Montanha, com a avó dele.
_ Sei.
_ Olha, tá tudo bem, viu? Eu quero que a sra. fique muito calma.

(Pronto. Lá vem.).

_ O que houve, doutor?
_ É que o Montanha fraturou o nariz ontem, não foi?
_ Foi.
_ Eu analisei os exames dele e... eu vou querer operar o seu filho.
_ Operar?! Justo o MEU filho?! Tanta criança no mundo pro senhor operar e tem que ser justo a minha?! Até porque, o médico ontem disse que...
_ Eu sei, mas pela tomografia, ele está com um desvio importante*. Se a gente não reduzir a fratura, ele vai ficar com o nariz torto e pode ter dificuldade de respirar.
_ Ele já está com dificuldade de respirar.
_ Pois é. Mas a senhora pode ficar tranqüila que é um procedimento** muito simples. Eu poderia até fazer aqui, no consultório.
_ O sr. vai fazer no consultório?
_ Então... não vou. Embora eu “pudesse” fazer no consultório, vai ser muito melhor pra ele se a gente fizer no hospital.
_ Sei...
_ Com anestesia.
_ Naturalmente.
_ ... geral.
_ GERAL???????? ANESTESIA GERAL? VAI TER QUE ENTUBAR O MEU FILHO?
_ Vou, mas é uma coisa simples.
_ Simples???????? Eu assisto "Discovery Home & Health", doutor. E "Plantão Médico"! Eu SEI que não é simples.
_ Eu não vou usar nem bisturi. Não vou ter que cortar nada. Vou simplesmente enfiar uma pinça no nariz dele, puxar a cartilagem que está fora do lugar para cima e recolocá-la em posição. Para que ela não saia do lugar, vou inserir uma espécie de esponjinha, que vai funcionar como um calço e vai ser quase que totalmente absorvida pela pele.
_ ...
_ Dona Ana?
_ T... tô aqui. Q...quando?
_ Eu estava pensando em fazer hoje, às cinco e meia. Ele internaria as três e meia e teria alta provavelmente amanhã. Precisa fazer jejum a partir de agora, por causa da anestesia.
_ Hoje?! Amanhã? Mas por que tão cedo? Não pode ser no fim de semana? Eu não estava preparada e...e eu estou no trabalho e... buááááááá!
_ Fica calma, dona Ana. O quanto antes melhor. É que depois de 24 horas, a fratura começa a calcificar e se deixarmos para o fim de semana, eu vou ter que quebrar o nariz dele novamente pra colocá-lo no lugar. A senhora prefere?
_ ...
_ Dona Ana?
_ ...
_ Dona Ana, a senhora está aí?
_ ...

* “importante” é a palavra preferida pelos médicos quando querem dizer séria, grave ou aguda.

** “procedimento” é o termo que os médicos usam quando querem dizer que vão deitar você ou alguém que você gosta em uma cama, deixar a criatura desacordada e mexer muito nela.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ana,

gostei do médico.

prático.

Ele esta certo. Quando antes começar antes termina.

Estamos torcendo por vocês

MH disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaai credo. médico prático e objetivo, mas ninguém merece passar por isso por telefone e à distância.

só não fico mais preocupada porque já passou e, se você transformou em post, deu tudo certo e o montanha continua aprontando como qualquer criança...

UrbAnna disse...

Uia... que estrago um acidente desses pequenininhos não faz nos nervos de uma mãe, não é?
Mas já está tudo no lugar, não está? Está tudo bem com ele, né?
Beijoca pro Montanha e pra vc.
(urb)Anna

Cláudia disse...

Tadinho do Brokeback Mountain...
mas vai continuar com seu narizinho de principe, e ainda com uma historia e tanto pra contar na escola!
beijo

Ana disse...

Ai Jesus, que aflição...

Unknown disse...

Nem fale nessa pinça... pinça para criança, né? Porque com o meu pobre narizinho foi uma barrinha de "ferro" e eu tomei anestesia local! Fiz no consultório e vi tudinho... Pelo menos vejo que o Montanha encarou tudo isso muito bem!