quinta-feira, 12 de abril de 2007

Eu vou me matar ali e já volto – parte 1

Aí, um belo dia, os mocassins cor de caramelo caíram no gosto dos brasileiros. Os de bico quadrado, então, nem se fala (claro que me refiro aos calçados, não aos homens). A moda veio, e os pobres machos, que têm tão pouco com o que variar, abraçaram a novidade com as duas pernas. E por um punhado de anos, foi um desfile interminável de homens de mocassins caramelo com jeans, com blazers, com calças e sarja e até com ternos. Detalhe: como nem os mais loucos estilistas tiveram coragem de fazer ternos da cor dos sapatos (graças a Deus), via-se uma seqüência de ternos beges, marrons e até azuis com os benditos mocassins caramelo. Alguns homens, crentes que estavam abafando, chegavam ao cúmulo de combinar os sapatos caramelo com cintos da mesma cor.

A gente se arrepiava, achava horrível, mas era moda, né? Fazer o quê? Que atire a primeira meia Dancin’Days a mulherzinha que nunca usou ombreiras ou as indefensáveis saias balonê. Afff!

Só que a moda passou, gente. Como dizia vovó, “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe”. Passou, mas, aparentemente, esqueceram de avisar um punhado de homens por aí, que insiste em continuar usando os malditos mocassins caramelo, para nosso desespero. Transportando para uma escala feminina, era como se a gente insistisse em sair às ruas de calça semibag, só porque cismou que fica bem nelas. Só que não há mulher no mundo que fique bem num troço daqueles. Nunca houve e nunca vai haver. Assim como não há homem que se salve a bordo de um mocassim caramelo.

Ainda hoje, quando fui levar meu filho à escola, cruzei com dezenas de mães e um punhado de pais empenhados na mesma empreitada. Já no estacionamento, vejo um pai elegante, quarenta e poucos anos, cabelos bem cortados, barba bem feita, terno Armani cinza-chumbo, gravata de muito bom gosto e... sapatos caramelo! Quase tropecei de desgosto. Que estrago, Xisus. Que destruição na aparência de uma criatura com tanto potencial. Será que não há uma mulher minimamente informada na vida desse pobre para dar umas dicas? Será que todos os sapatos pretos do coitado estavam no sapateiro? Fui andando para o carro, cabisbaixa, admirando minhas pantufas de pelúcia pink. Só faltava estar de meias brancas...

22 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

Vc só esqueceu de uminha das combinações.

- Com calça social PRETA

Tem algo mais feio no mundo??
Seja caramelo ou marrom, pordeusdocéu, quem disse que calça PRETA masculina pode ser usada com outra cor de sapato e meias???? É sempre com sapatos pretos e meias pretas.
Bjos

Anônimo disse...

Ai, Ana...vc tirou a palavra da minha boca.
Ontem, lá estava eu no avião, a uma viagem de negócios - aquelas reuniões que são um porre e vc sequer abre a boca.
Sentei no meio de dois homens e eis que o da minha direita era tudo: cabelo raspadinho, todo bronzeado, olhos claros, terno azul escuro, camisa azul, grava azul clara, tudo combinando com seus zoinhos.
Mas quando desci um pouco mais, la´estavam eles: os benditos sapatos caramelos..........
Brochei na hora.
Comi e dormi. Foi melhor assim...
Beijos

Cláudia disse...

Querida ana,
eu jamais teria reparado num par de sapatos, fosse ele qual fosse, com todo este material masculino em cima deles, tão bem descrito por você.
Era capaz até de achar charmoso, cool, sei lá.
Falando nisso, se eu te der um santinho com a minha foto, vc entrega pro dono do par de sapatos caramelo, fazendo o favor?
beijo

Cláudia disse...

Aliás, li agora o comentário da Vivi. Podem as duas me dar os endereços que andam frequentando? Porque os que EU ando frequentando até tem mocassim caramelo, mas certamente não acompanhado disso tudo.

Gastón disse...

Olha, vou falar que sempre achei bem esquisito usar terno com sapato caramelo. Realmente fica esquisito. Mas calça jeans eu não vejo problema.

E viva o meu all star.

Anônimo disse...

Meninas,

Sapato caramelo com jeans fica bem ?

Quando digo jeans, digo jeans azul e todas as variações de azul (do escuro até o, bem lavado, claro).

PS:Adoro o doce caramelo também :)

Anônimo disse...

Ana - com todo respeito aos que apreciam, mais ou menos, pessoalmente abomino esses caramelos, bicos quadrados, meias brancas e por aí vai.... Massss, que tal fazer a parte 2 deste post, abordando os pisantes femininos??? rs

Rubi disse...

Esse texto deu-me vontade de comer qualquer coisa com caramelo Ana...Ai, amanhã tenho que procurar uma sobremesa com caramelo. É quase desejo de grávida...lol...

lenca disse...

Pois eu concordo plenamente com a Ana T.. Não há coisa mais medonha no vestuário masculino do que sapatos de ponta quadrada ainda para mais,cor de caramelo. Verdadeiramente assustador, de fugir. Para as mulheres portuguesas também :-)

UrbAnna disse...

Eu nunca tinha pensado em gostar ou abominar sapatos caramelos...

Vai ver é porque nenhum homem à minha volta usa sapatos dessa cor... Meu marido e meu irmão odeiam sapato caramelo, isso é uma constante na vida deles...

Agora vou começar a reparar melhor nos pisantes masculinos, pode deixar!

Beijos
*Anna*

Anônimo disse...

Que tapetinho medonho, hein?
Bjs. Rosana.

Ana Téjo disse...

Esfinge,
Afff! De fato, fica um espanto.

Vivi,
Que desperdício de potencial, né?

Ana Téjo disse...

Clau,
Entrego, com prazer, mas já vou visando queele tem um anjinho em idade pré escolar.
Você me mata de rir!

Gastón,
Se você insiste...

Ana Téjo disse...

Cassio,
Se você precisa muuuito, se você realmente gosta, com jeans, pode. Só prometa pra gente que você não vai usar cinto combinando, tá?

LED,
Eu já imaginava.
Acho melhor um homem fazer a versão dos sapatos femininos. Se você quiser se habilitar, eu prometo que publico, com o devido crédito.

Ana Téjo disse...

Rubina,
Calma, calma. Hoje já é amanhã!

Lenca,
Não me diga! Quer dizer que aí, em Portugal também tem essa praga? Pelamordedeus!

Anônimo disse...

e nao é que outro dia estava numa loja colcci e vi um superlancamento: calcas com cintura Clochard!!! e, claro, a vendedora queria me empurrar a tal calça de palhaco (ótimo adjetivo, Ju). e eu disse: minha filha, isso eh dos anos 90, nao dura 1 mes agora. nao dah pra pensar em outra coisa alem de: "tristeza nao tem fim. felicidade, sim".

Anônimo disse...

er... hããã... tipo assim... é que meu marido praticamente só tem sapatos marrons, caramelos e afins. Aliás ele é o único homem que eu conheço que sabe umas 10 variações de nomes pro marrom. Não sei se ele usa combinando com o cinto, vou reparar, mas é bem provável. Sou muuuito desligada pra essas coisas, só presto atenção se ele não sai amassado nem com manchas na roupa...
É caso pra divórcio?

Anônimo disse...

Hum...Tá dificil, em?! Acho que o meu ex de vez em quando dava uma dessas furadas...rsrs.mas ele acertava mais do que errava...Na verdade eu curto o estilo moderninho, despojado, com um "all star" do gaston, uma havaianas, Tênis é o que há. Mas na Area que eu trabalho, ana....é só terno e gravata...mas tem cada figura que vc não vai acreditar. Um dia desses chegou um advogado no forum (nunca vou esquecer desse)...com uma camisa amarela xadrezinha, gravata preta e calça cinza...Ai meu pai(tudo bem que já era um cinquentão), mas se a mulher dele deixa ele sair assim para ir num tribunal, imagina como ela se veste?! Cruzes!!! Eu sinceramente acho que nessa área, advogado, juiz, desembargador..tem que ser exemplo de bom gosto no que diz respeito a ternos e acessórios....afinal de contas eles estão 85% do dia com essas roupas.

Ana Téjo disse...

San,
Calça clochard, ninguém merece.
Mas preciso confessar, só entre nós, que eu tinha. Duas. Uma cor de vinho e uma azul marinho. Mas isso não é o pior: além da cintura espetacular, as duasafunilava muuuuuuuiiito até a barra. Eu ficava linda como um bujão de gás nelas!
Em tempo: quem é Ju?

Greice,
Pelamordedeus não se separe por isso! Está tão difícil arrumar um bom homem nos dias de hoje...
Apenas dê uns toques no seu príncipe ou compre uma lata de graxa marrom e faça esse grande favor a ele.

Ana Téjo disse...

Claudia,
Acho terno e gravata super sexy. Sabendo usar, naturalmente.

Ana disse...

Ai Ana,
eu não acho ruim sapato caramelo não. Na verdade nem ligo.
Não usando mocassim com meia branca tá valendo.
Beijo

Ana Téjo disse...

Ana,
Mesmo com calça preta? Mesmo com terno cinza? Mesmo com o cinto combinando?
Meia branca nao, né? Meia branca, nem Michael Jackson!